Dez anos depois, e o Universo Ultimate se mantém fiel à sua promessa?
No ano passado, Ultimate Spider-Man chegou a sua edição 150. Essa questão não foi significativa apenas como um marco importante para a série, mas também como a celobração do décimo aniversário da linha Ultimate inteira. Foi há dez anos que Ultimate Spider-Man # 1 deu aos leitores a oportunidade de experimentar um mais jovem e moderno Peter Parker em um reiniciado Universo Marvel.
A linha Ultimate tem experimentado uma série de altos e baixos nos anos que se seguiram. Os livros vêm e vão, os personagens têm sido morto em massa, e os personagens do Universo Ultimate tem lutado para superar a devastação do Ultimato. Como os círculos da linha Ultimate em 2011, com grandes histórias novas como "A Morte do Homem-Aranha",decidimos analisar a marca como um todo. Que fatores foram responsáveis pelo sucesso inicial da linha? Como também são os criadores de construção e crescimento da linha? O que precisa ser tratado nos próximos meses e anos? Aqui vamos explorar o passado, presente e futuro do Universo Ultimate.
Acessibilidade
Uma das principais razões para a criação do Universo Ultimate em 2000, foi atrais a atenção de novos leitores e daqueles que se afastaram da indústria dos quadrinhos. Particularmente durante os anos 90 e principalmente com grandes franquias como "X-Men, os leitores se queixaram de que muitos livros estavam atolados pela continuidade excessivo e tornaram-se frustrantemente inacessíveis. Um momento bastante importante para a Marvel surgiu em 2000, quando uma edição da revista TV Guide incluiu uma comic curta concebido para apresentar aos leitores as histórias em quadrinhos dos X-Men, como existiam na época. Lamentavelmente confusa e repleta de personagens desconhecidos para a maioria dos não leitores e mesmo para boa parte dos leitores, essa história provavelmente fez mais mal do que bem, tanto quanto afastar novos leitores.
Os livros iniciais da Marvel Ultimate lutaram para contrariar a ideia de que os leitores de quadrinhos deveriam conhecer histórias que construiram-se ao longo de 40 anos de continuidade. Séries como Ultimate Spider-Man e Ultimate X-Men mantiveram a essência dos originais, mas os conceitos racionalizados mas mostrando seus respectivos personagens como adolescentes modernos. Os leitores poderiam mergulhar em Ultimate Spider-Man na edição # 1 e sei que nenhuma experiência de leitura prévia era necessária.
A linha Ultimate tem continuado a colocar a ênfase sobre a acessibilidade ao longo dos anos, embora nem sempre com sucesso . Problemas surgiram ao longo do tempo com a continuidade do Universo, com algumas histórias contradizendo diretamente os eventos de outras. Por exemplo, a causa das mortes dos pais de Peter Parker no Ultimate Origins contradiz o que os leitores viram do Parkers no "Venom" arco de Ultimate Spider-Man. A natureza das habilidades de Tony Stark nas duas mini series do Ultimate Iron Man parece diferir muito do que foi visto pelos leitores sobre o personagem em vários livros Ultimates. Ultimate Marvel Team-Up apresenta muitas incongruências que muitos leitores consideram-no fora-de-continuidade.
Embora seja desanimador, por vezes, que uma editora fundada sobre a noção de acessibilidade e sendo construído por alguns poucos criadores tenha uma continuidade com tantos tropeços, o efeito que estas confusões tem sobre a acessibilidade geral é, por vezes exagerada. Será que um novo leitor realmente se importa se o tempo parece passar muito mais rapidamente com os Ultimates do que em relação ao Ultimate Spider-Man?
Especialmente após os acontecimentos de "A Saga do Clone Ultimate", Ultimate Spider-Man tornou-se uma série que permite que novos leitores a apreciem com muito pouco esforco para compreender o que aconteceu anteriormente. Talvez o maior benefício da reforma Ultimatum seja que a cada série sobrevivente foi concedido um novo começo. A cada vez mais complicado Ultimate X-Men foi reapresentada de maneira muito mais digerível aos novos leitores como Ultimate X. E com uma forte ênfase em séries limitada e não uma linha permanente de estorias, aos leitores casuais é dado um incentivo maior para tentar algo como Ultimate Comics Avengers.
Realismo
Desde o início, o Universo Ultimate era destinado a tratar com enfase essa abordagem realista. O Universo Ultimate é destinado a ser ainda mais fundamentada na realidade. Os personagens são revistos ou concebido com base em sensibilidades modernas. Peter Parker já não é um fotógrafo freelancer, mas um web designer que trabalha em meio período . Doutor Estranho é um artista mágico mundialmente famoso. Thor era visto como um hippie maluco com ilusões de grandeza, até provar a sua herança divina. Anos antes da saga Guerra Civil que aconteceu no Universo Marvel normal, as estórias do universo Ultimate abordavam a noção de que nenhum governo permitiria que os vigilantes superpoderosos operassem de livre e não regulamentada.
Poderes sobre-humanos tendem a ter uma explicação um pouco mais plausível no Universo Ultimate. Peter Parker não recebe espontaneamente poderes de uma aranha radioativa. Em vez disso, a mordida da aranha agiu como um catalisador para o gene mutante adormecido de Peter. Muitos outros personagens ganharam poderes através de várias ramificações do Programa Super-soldado. Em suma, o Universo Ultimate não é um lugar onde os heróis ganham poder através de amuletos mágicos ou raios de luz.
Mesmo quando se tratava de fantasias, os quadrinhos se esforçam para oferecer fatos que uma pessoa que opera no mundo real considere factível. Os X-Men imediatamente vestiram trajes de couro preto similares àqueles vistos nos filmes live-action. Bryan Hitch deus aos Ultimates trajes que eram funcionais ao invés de chamativo.
No entanto realismo foi um outro conceito do qual o universo Ultimate, lentamente, parecia afastar-se ao longo dos anos. Escritores deixaram de se concentrar tanto na tentativa de re-imaginar conceitos familiares Marvel e fazê-los funcionar dentro dos limites de um cenário mais realista. Nas estórias dos Ultimate X-Men e Ultimate Four introduziram vilões mais conhecidos, e os bandidos começaram a divergir cada vez menos com os originais.
Personagens como Thanos e Apocalypse e conceitos como o Cubo Cósmico começaram a retirar o tom realista da linha ultimate. Histórias como Ultimate Marvel Zombies Ultimate Power tornaram ainda menor a linha qua havia entre o Universo Ultimate e Universo Marvel regular através da introdução de viagens inter-dimensionais e permitindo que personagens atravessassem de um universo para outro.
Para ser claro, não estamos sugerindo que estas estórias não tenham lugar dentro desse universo. A marca seria muito chata se só ficasse sempre focada em super-heróis realistas e configurações de ligação à terra. O problema é que a linha Ultimate exige uma abordagem certa para contar histórias. Considerando que o padrão do universo Marvel é influenciado por uma mistura de ficção científica e elementos baseados em fantasia, o Universo Ultimate precisa ser predominantemente de ficção científica orientada. o universo Ultimate requer uma certa lógica motivações de caráter, competência, tecnologia e conflitos que os livros normais Marvel não precisam necessariamente apresentar.
Os quatro principais titulos desse universo, the Ultimate, Ultimate Comics Spider-Man e Ultimate X esforçam-se para manter um tom realista e fundamentado da melhor maneira possivel . Ultimate Comics Avengers e New Ultimates, por sua vez, são menos consistentes a este respeito.Ultimates Nova atualmente conta com um conflito com uma Asgard que é tão baseada na fantasia como a versão clássica da Marvel. Ultimate Comics Avengers está lidando com temas sobrenaturais como vampiros e Motoqueiro Fantasma. Novamente, não temos a intenção de argumentar que esses conceitos não têm lugar no Universo Ultimate, mas quando eles não são modificados para se adequar ao tom mais realista da a impressão de que eles tendem a sentir-se incongruente e fora do lugar. Se o Motoqueiro Fantasma não vai ser significativamente alterado ou re-imaginado em sua transição para o Universo Ultimate, então resta a questão por que apresentar uma versão Ultimate do personagem? E isso nos leva ao nosso próximo tópico.
Originalidade
A posição atual da Marvel sobre o Universo Ultimate é que é um lugar onde tudo pode acontecer. Seu slogan novo parece ser "não há regras". Isso é o oposto ao Universo Marvel tradicional, onde muitos personagens são limitados pela necessidade de manter a coerência e sem mácula para as futuras gerações de leitores. Provavelmente nunca será possível matar permanentemente o Wolverine do Universo Marvel padrão, mas é possível no Universo Ultimate. Ultimato provou que muito, pelo menos. E graças ao ameaçadoramente intitulado "Death of Spider-Man", os leitores poderão em breve estar diante de um universo onde dois maiores heróis da Marvel serão eliminados.
O foco maior em "qualquer coisa pode acontecer" nos últimos anos, vem como um reconhecimento de que ele não tem sido sempre o caso da linha Ultimate. Nos primeiros anos da linha, como a série Ultimate Spider-Man e Ultimate X-Men que se mantiveram interessante por um bom tempo, e modernizou uma leva de heróis e vilões conhecidos.Mas enquanto o tempo passava, a maneira de adaptar icones marvel se tornou comun e quase estereotipada. Ainda pior, as estórias mostraram pouco sucesso em termos de introdução de personagens inteiramente originais.
Originalidade é a chave para a linha Ultimate. Novamente, se um personagem familiar não vai ser alterada de modo significativo na transição do Universo Marvel regular ao Universo Ultimate, por que se preocupar, afinal? Por que um lugar como Asgard tão proeminente no Universo Ultimate se é funcionalmente idêntico ao da versão tradicional e não oferece possibilidades reais para novas histórias?
Os escritores não precisam se perguntar se a versão Ultimate do personagem é superior ao original. É demais esperar que uma criação relativamente nova vá superar uma versão com mais de 40 anos de histórias de qualidade por trás deles. No entanto, os escritores devem se perguntar se os personagens em questão são diferentes o suficiente para oferecer algo novo aos leitores. É Ultimate Peter Parker superior ao clássico de Peter Parker? Não necessariamente, mas ele é único o suficiente para que os fãs do Homem-Aranha possam encontrar graça e diversãp em ambos. Os melhores Ultimitezações são as únicas que podem se destacar a partir dos originais e oferecer algo novo aos fãs. Personagens como o Homem-Aranha, Homem de Ferro, Venom, e Nick Fury destacam-se a partir do material original. Outros, como Wolverine, Demolidor, Doutor Destino e nunca se desviou suficientemente longe do território confortável de seus antecessores. Ou, talvez, mais precisamente, quais as diferenças estavam presentes no início parecia desaparecer ao longo do tempo.
Mais uma vez, a atual safra de estórias do universo Ultimate ofereceram sucessos e fracassos, a este respeito. A morte de tantos personagens em A-List Ultimatum pode ter sido um esforço para inspirar escritores Ultimate para explorar novas caras. Ultimate Comics Spider-Man passou a introduzir a vilã mãe/filha do Bombshells. Enquanto isso, os Camaleões diferem o bastante do Camaleão original que podem muito bem ser considerados novas criações. Ultimate X também apresenta uma nova equipe de jovens heróis mutantes que vem junto. Embora seja verdade que a equipe não inclui o filho de Wolverine e Jean Grey dissimulada, esta série mostra, talvez, o maior potencial para a introdução de novos personagens e com uma história que não poderia ser contada usando programação tradicional da Marvel de seus personagens.
Ainda assim, há casos em que a originalidade não é o foco tão forte como poderia ser esperado. Longe de apresentar um conto que não poderia ser dito dentro do Universo Marvel tradicional, a trama de Ultimate Comics Avengers 3, infelizmente, é semelhante ao de "A Maldição da Mutantes" em X-Men vol. 4. Isso não implica um está arrancando os outros, só que uma história de vampiros centrado em conjunto dentro do Universo Ultimate deve ser capaz de assumir uma forma diferente, mais imprevisível.
A questão da acessibilidade no universo tradicional da Marvel já não é tão premente como era há dez anos. Os leitores não precisam mais contar com o Universo Ultimate para simplesmente fornecer versões simplificada de heróis favoritos. A marca tem a liberdade de se movimentar em várias direções diferentes agora, e por uma questão de manter o interesse do leitor, ele precisa escolher uma.
Talento
Nenhuma editor, pode esperar ter sucesso sem um grupo de criadores talentosos a quem recorrer. Há muitas razões para a logomarca da DC Vertigo ter sido tão bem-sucedido ao longo dos anos, mas acima de tudo, o sucesso é graças à capacidade de Vertigo para atrair criadores de histórias que vale a pena contar.
O Universo Ultimate tem sido capaz de se gabar criadores de grandes nomes desde o início. Escritores como Brian Michael Bendis, Mark Millar, Jeph Loeb, Warren Ellis, Brian K. Vaughan, Robert Kirkman. Esses escritores foram acompanhados de uma enorme lista de desnhista, de Mark Bagley e Bryan Hitch até os irmãos Kubert. A linha Ultimate ainda foi palco para os escritores que normalmente não trabalham na indústria dos quadrinhos, incluindo o produtor executivo de Lost Damon Lindelof e romancista Orson Scott Card.
Claro que, enquanto os nomes ligados a livros Ultimate são geralmente reconhecíveis, alguns escritores se reuniram com mais sucesso do que outros. Bendis e Millar têm indiscutivelmente feito mais para construir a linha Ultimate do que qualquer outro criadore. O que deve ser lembrado é que o escritor não era um nome proeminente no mercado de HQs no ano de 2000. Na época Bendis fazia a transição de quadrinho independente para contratado de uma grande editora.
Há uma lição a ser aprendida a partir do início da linha Ultimate. Assim como a lista de artistas criadores podem vender um livro com nome e valor absoluto, é mais importante concentrarmo-nos sobre os criadores que podem trazer as melhores idéias para a mesa. Se o Universo Ultimate é destinado a ser um refúgio para a criatividade, os melhores escritores são os que podem oferecer as idéias mais originais.
Infelizmente, essa regra simples não é uma receita automática para o sucesso. Brian K. Vaughan é certamente uma das vozes mais originais da indústria nos dias de hoje, mas o seu Ultimate X-Men se mostrou aquem do interesse de muitos leitores. O mesmo poderia ser dito para o sucessor de Vaughan, Robert Kirkman. Aos Ultimate X-Men de Vaughan faltou a originalidade e a vitalidade de suas histórias em Runaways. Kirkman não foi capaz de trazer os mesmos conflitos de caráter atraente vistos em livros como Invincible e The Walking Dead. Foram os escritores retido por constrangimentos editoriais, ou eles simplesmente acham mais difícil trabalhar com personagens pré-existentes em um universo desconhecido? É difícil dizer qual foi a culpa, mas estas corridas deixou claro que alguns escritores são mais adequados para a linha Ultimate que outros.
Atualmente, a linha Ultimate está nas mãos de pessoas conhecidas. Bendis, Millar e Loeb lidam com a maior parte da produção do Marvel Ultimate, e esse arranjo tem-se mantido constante desde a conclusão do Ultimatum. Pode o Universo Ultimate verdadeiramente prosperar sem sangue fresco sendo injetado em suas fileiras? Felizmente, a Marvel criou uma nova voz para a mistura e vai apresentar outra no início do ano que vem. Jonathan Hickman recentemente concluiu sua passagem no Ultimate Thor, e Jason Aaron está atualmente a trabalhar no Ultimate Capitão América. Estes dois escritores devem fazer sua parte para evitar que a linha de crescimento fique estagnado, a longo prazo.
No entanto, no interesse de se concentrar na originalidade, mesmo esses acréscimos podem não ser suficientes. Para a Marvel para realmente moldar o Universo Ultimate em um lugar dinâmico e imprevisível, eles precisam buscar mais escritores de fora.Ultimate Iron Man de Orson Scott Card é o tipo de trabalho que a marca precisa de estar exibindo mais. A melhor maneira de criar personagens do universo Ultimate que se diferencie dos originais é procurar escritores que não são necessariamente familiarizado com o material de origem. Considere Hasbro G.I. Joe: Resolute filme de animação como um exemplo em outro meio. Resolute foi facilmente a melhor tentativa de criação de um projeto de longa-metragem dos GI Joe até agora, e foi escrita por Warren Ellis, um escritor que admite ter tido absolutamente nenhuma familiaridade com a franquia antes de assumir o cargo.
Isso é o que o Universo Ultimate necessita - escritores e artistas que não estão em dívida com a tradição e que não têm medo de levar os personagens às vezes rumo à drásticas e novas direções.
O futuro
A linha Ultimate parece estar chegando a uma espécie de encruzilhada nos próximos meses. A vida de Peter Parker está se deteriorando rapidamente em Ultimate Comics Spider-Man. Ultimate Comics Avengers atinge o seu quarto e último volume esta Primavera. Tanto New Ultimates e Ultimate X verá a conclusão de seus primeiros volumes em torno do mesmo tempo. Os leitores podem provavelmente esperar uma enxurrada de novos títulos Ultimate mais tarde, em 2011.
Sabemos que forma pelo menos um desses livros terá. Mark Millar será a caneta de uma mini-série chamada Ultimate Avengers vs New Ultimates. Acompanhando este projeto haverá um arco de Ultimate Comics Spider-Man. Juntos, os dois livros estão apresentando uma história intitulada "A morte do Homem-Aranha". Esperamos que esta história vá ser a força motriz da linha para grande parte de 2011.
Esta poderia ser uma benção para a linha Ultimate. Assim como muitos leitores professam estar cansado dos grande eventos nas histórias em quadrinhos, um evento global pode ser apenas o que o Universo Ultimate precisa para atrair leitores e criar emoção. A triste verdade é que, apesar de sua alta qualidade, Ultimate Comics Spider-Man vende muito menos do que os Vingadores de Bendis. O interesse no Universo Ultimate está diminuindo em alguns aspectos, e um grande evento possa talvez ser a resposta.
Ainda assim, esperamos que "A Morte do Homem-Aranha" seja mais que um mero golpe publicitário. Supondo que o título não seja enganador, nós esperamos que os escritores Ultimate tenham planos em andamento que giram fora da morte de Peter Parker. A possibilidade mais provável é que Peter Parker será substituído por Jessica Drew, o seu clone genético, e que a série vá continuar como Ultimate Spider-Woman. Este poderia ser o início de exatamente o tipo de narrativa intrigante e imprevisível que o Universo Ultimate necessita, mas poderia facilmente ser uma mera jogada de marketing sem o devido acompanhamento.
Além de uma direção clara em 2011, a linha Ultimate precisa de sangue fresco.Como mencionado, trazendo Hickman e Aaron a bordo de seus respectivos mini-série é um começo, mas eles permanecem além daqueles projetos de curto prazo ? Em geral, mais variedade é sempre uma coisa boa. Apesar da revisão pós-Ultimato, o Universo Ultimate tende a focalizar os mesmos quatro pilares que têm conduzido sempre a impressão - Homem-Aranha, X-Men, Quarteto Fantástico e O Ultimates. Isso deixa vastos segmentos do Universo Marvel descoberto. Por que não dedicar livros Ultimate para explorar e definir o equilíbrio de poder entre as culturas a navegação espacial do universo Ultimate? Por que não uma série que aborda todos os personagens sobrenaturais que têm periodicamente surgido no mercado, só que desta vez pretende remodelando-os de forma Ultimate verdade?
Em geral, o Universo Ultimate é um lugar mais fresco e emocionante do que era poucos anos atrás. Isso não quer dizer que não poderia ser melhorado, mas o real desafio neste momento é renovar o interesse do leitor. As vendas são respeitáveis, mas o sentido geral do entusiasmo em torno da linha Ultimate em 2002 e 2003 não está mais lá. É um desafio, com certeza. A Marvel já não pode confiar apenas em nome de grandes personagens e criadores de renome para vender essas estórias. Nos últimos anos, sozinho, os leitores têm testemunhado a morte dos Osborns, Doctor Doom, Magneto e sua família, e a grande maioria dos X-Men. O Universo Ultimate só pode ter sucesso oferecendo aos leitores, histórias emocionantes que eles não conseguem encontrar dentro do universo tradicional da Marvel. De certa forma, a linha Ultimate da Marvel deve ser a resposta para a Vertigo. Será uma história como "A Morte do Homem-Aranha" capaz disso ? Só o tempo dirá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário